Roteiro Peru: Huaraz e o meu lugar favorito da viagem

4 de dezembro de 2017 - Fernanda

Huaraz é uma cidade ao norte de Lima, com mais de 120 mil habitantes e a 3 mil metros de altitude. Em 1970 ela teve o maior terremoto da história do Peru, tanto em magnitude quanto em mortes: 97% da cidade foi destruída e cerca de 50% de sua população morreu. Pesado, né? Mas hoje ela está cada vez ficando mais famosa devido a Cordilheira Branca que chama atenção dos turistas, saiu até no Globo Repórter recentemente haha. Os passeios não são na cidade e sim no Parque Nacional Huascarán, e Huaraz é a porta de entrada para esse parque que possui uma infinidade de lagunas e trilhas pra fazer.

Como chegar?

De Lima, são mais ou menos 9 horas de viagem, com uma paisagem incrível! Fui de ônibus, pela Movil Tours e paguei 40 soles (comprei soles no Brasil por R$1,17), no setor baratex do ônibus. Me arrependi? Um pouco, pelo tempo de viagem compensa pagar um pouco mais por mais conforto. A cidade não possui uma rodoviária, cada empresa possui seu próprio terminal, o que é bem comum no Peru.

Onde se hospedar?

Fiquei no hostel Casa de Ana, em um quarto para 4 pessoas (estávamos em 3) e foi R$25/dia com café da manhã. O hostel é bem simples, parece uma casa normal, é bem limpo e organizado. É bem tranquilo, sem clima de festa ou decoração descolada. Os banheiros são separados masculino e feminino, há lockers fora do quarto e as camas são confortáveis. Os donos do hostel, Ana e seu marido, foram os melhores hosts da vida, juro. Eles eram muuuuito fofos, prestativos, preocupados. Um dia estávamos tão cansados e com preguiça de sair para jantar que eles foram em um restaurante buscar comida para nós (e que comida!!!), uma graça!


O café da manhã é delicioso, sempre tem um ovo mexido, pães peruanos, vários tipos de chá, inclusive de coca, manteiga, geleia e uma fruta. A Ana todo dia à noite pergunta que horas pretendemos acordar, pra ela deixar o café da manhã pronto exatamente quando acordarmos, uma linda <3  o hostel não fica tão perto da Plaza de Armas mas os táxis lá são bem baratos, o trecho saia por 3 soles. Me hospedaria novamente? Com certeza! Melhor atendimento da vida!

Onde comer?

Não lembro de nenhum restaurante específico mas tudo, absolutamente tudo que comi na cidade estava MUITO bom e barato. Comemos perto do hostel e também na região da Plaza de Armas, onde há vários restaurantes com menu turístico. Não gastei mais de 20 soles em nenhuma refeição e aliás, jantei por 4 soles, uma arepa (maravilhosa) e uma coca.

O que fazer?

Uma dica? O ideal é que você tenha um dia de descanso para aclimatar, Huaraz é uma cidade alta e os tours chegam a mais de 5 mil metros de altitude. Ideal é planejar o roteiro dos passeios de acordo com a altitude/esforço físico de cada lugar. Contratei todos os passeios pela mesma agência, a Golden Tours, fica na Plaza de Armas e todos sabem onde é. O guia foi o Máximo e ele era MUITO bom, o melhor guia da viagem, pena que os dois últimos tours não fizemos com ele :/ Sempre preocupado, contou toda a história de Huaraz e região, tinha muito conhecimento para nos passar.


Dia 1) Laguna Parón

Posso falar assim sem suspense? Foi meu lugar favorito da viagem, por favor, vá para esse lugar <3  a laguna está a 4155m de altitude, apesar de alto, é um passeio que relativamente exige pouco esforço físico, você não precisa fazer uma caminhada longa e nem uma trilha de horas. Então é bom para ser um dos primeiros passeios na cidade.


 A van nos pegou no hostel às 8h mais ou menos, foram algumas horinhas de viagem com uma vista incrível. Como foi a primeira cidade que visitei, fiquei bastante impressionada com a quantidade de montanhas, picos nevados e barrancos pelo caminho. É um pouco cansativo por não ter paradas e pela estradinha cheia de curvas. Na verdade fizemos uma mini parada em um mercado municipal para comprarmos água e lanchinhos, e é muito importante levar bastante coisinhas energéticas para comer e beber muita água.


Chegando na Laguna quase morri de frio, era um vento que congelava a mão. Ficamos na base de uma das montanhas por um tempo para tirarmos foto e logo começamos uma mini trilha até um mirante. O começo é sofrido, ainda mais por eu não ter tido tempo de aclimatação (o ideal são 48h para aclimatar). Andei por 5 minutos e minha cabeça e ouvido latejavam, era sinistro e eu não conseguia respirar. Estava exausta e tinha andado uns 100m haha é assim por uns 30 minutos, até você chegar na parte das pedras. Não há um caminho e sim apenas muitas pedras e você vai passando e subindo por elas até chegar ao mirante. Teve gente que não foi até o final por medo, é bem alto, tem barranco e você realmente vai subindo e descendo as pedras e procurando um caminho para fazer. Essa parte não é muito cansativa, mas precisa tomar cuidado porque, afinal, são pedras, podem estar soltas, escorregar, ter bichos, etc.

É um misto de frio e calor, e o vento é bem gelado. Várias pausas para tirar fotos e enfim o mirante, MARAVILHOSO. A laguna é linda, enorme, com uma cor azul de doer o olho, mais bonita que nas fotos do instagram (btw, me segue lá @fsyon).  Ao redor, várias montanhas e vários picos nevados, inclusive a Montanha da Paramount, sim, aquela dos filmes! Foi lindo, o lugar é realmente incrível.


Ficamos lá por um tempo e depois descemos para ir até a lagoa, podíamos fazer caiaque (não lembro o preço, sorry :/ e não deu nem tempo de fazer). Quem tiver medo de subir ou quiser evitar a fadiga, pode não subir até o mirante e ficar lá embaixo mesmo, a vista continua sendo linda. A volta é tranquila mas passei mal por conta da altitude :( são mais algumas horinhas de viagem que dá para descansar bastante. Quando cheguei na cidade novamente fomos procurar algum lugar para jantar ali na Plaza de Armas mesmo, acabei comendo um Lomito, que é um sanduíche típico do país e um suco de laranja. Uma passadinha ao mercado para comprar comidinhas para o próximo dia e hostel!


Gastos do dia em soles:

Comidinhas (água, salgadinho, banana)3
Entrada parque5
Jantar (lomito + suco)16
Mercado (chocolate, água, bala de coca)9
Sanduíche5
Táxi até o hostel (valor do táxi dividido por 3)1
Passeio55
Total94

E aí, animou para montar esse roteiro? Aqui nesse post, eu dei as dicas de como montar um Roteiro Completão para o Peru e awui, a parte 2 do Roteiro em Huaráz


Posts similares

comentários

  1. Que delícia de passeio Fer, adoro suas postagens super completas de viagem!

    Fiquei babando com esse café da manhã super fotogênico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava fotogênico e uma delícia, saudades do pão peruano <3

      Excluir
  2. Que delícia de passeio, Lô! Amei ler cada trechinho!! Confesso que eu ficaria bem cansada também... hehehe...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Não dá vontade de parar de olhar essas fotos! Que lugar maravilhoso!
    Do jeito que sou mole, acho que estranharia muito a altitude.
    Espero poder conhecer o Peru em breve!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dica é se aclimatar bem, tomar muito chá de coca e beber bastante água.

      Não deixe de ir, é um país maravilhoso!

      Excluir
  4. ainda nao conheço o Peru, mas pelo seu post já fiquei super interessada, cada paisagem mais linda, adorei!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Que viagem legal, sou louca para ir para lá
    bjs

    ResponderExcluir
  6. menina que fotos maravilhooooosas! ♥
    sempre quis conhecer o peru, quando tiver a oportunidade já sei onde pegar as dicas :)

    ResponderExcluir
  7. Que passeio gostoso. Eu ia tirar tantaaaa foto *.* Morro de vontade ir no Peru
    Charme-se

    ResponderExcluir
  8. Ainda estou criando coragem em ficar em hostels nas minhas viagens! Como nas últimas fui sozinha, ainda não criei coragem. Gostei muito de ler sobre o roteiro, as fotos ficaram incríveis.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor ainda ficar em hostel quando viaja sozinha, você conhece muuuuita gente, do mundo todo! É uma delicia :)

      Excluir
  9. O hostel até que tem um preço bom né? Gostei! Anotado a dica. Uau! Que fotos incríveis desse Laguna Parón! Só não sei se aguentaria todo esse frio. Eu moro no Rio desde que nasci e quase nunca viajo, logo estou tão acostumada com esse calor daqui que quando faz 22 graus já fico tremendo, haha! Não sei converter as moedas de soles pra real, mas foi 95 reais que você gastou? Porque eu to vendo aqui em uns sites e tá me dando isso, to achando loucura, haha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O hostel é o mais barato que fiquei na vida eu acho haha valeu super à pena!

      Ahhh, é só colocar as roupas certas que dá, não pode perder a oportunidade de ir pra um lugar desse por causa do frio... é lindo!

      Sim, real e soles está praticamente o mesmo valor.. então seria conta de 1/1 sim! O peru é um país bem barato!

      Excluir
  10. Ahhh Huaraz tava na minha mira mas ficou de fora do roteiro quando estive no Peru. Quero muito voltar pra conhecer essa lindeza! Que sensacional essa laguna ❤️

    http://nyrdagurblog.com

    ResponderExcluir
  11. Que lugar maravilhoso gente!!! Acabei não conhecendo a cidade quando visitei o Peru, preciso voltar LÓGICO! \o/

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus, que lugar incrível. Peru é muito visitado por Machu Picchu neah, a gente acaba nem ficando sabendo desses outros lugares, eu mesma morro de vontade de conhecer Machu Picchu e nunca tinha pesquisado outros lugares no Peru, que vista maravilhosa, e ameeei sua última foto, ficou sensacional.

    Beijoos ;**

    ResponderExcluir
  13. Lo, socorro! Fico enlouquecida com esses detalhamentos tão enriquecedores que vocês sempre trazem aqui. São tantas dicas, tanta sensação de proximidade, tanto engrandecimento para bagagens. Sinto que ganho tanto valor na alma ao passar por aqui. Ai, esses diários de viagem tão intensos e esses tópicos que trazem alertas tão importantes... é tudo tão maravilhoso! E que vontade de explorar mais esse mundão. <3

    semquases.com

    ResponderExcluir
  14. Incrível!! Bateu um espírito de viagem agora, quero muito conhecer Peru, amei esse parque que deu vontade de pular na tela do computador até esse lugar hahaha

    Feliz 2018!!
    http://www.mandyline.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, lindas fotos. Eu estava desistindo dessa viagem em razão do preço, mas estou me surpreendendo com os valores que você pagou e vou voltar a pesquisar.
    Tenho algumas perguntas:
    Você viajou em dezembro de 2017 mesmo?
    A passagem de ônibus para Huaraz foi comprada com antecedência ou na hora mesmo?
    E como fez para se deslocar até a rodoviária? O táxi em Lima tem preço bom e é aparentemente seguro?
    Sobre a agência, você contratou na hora?
    Desculpa a chuva de perguntas, haha. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir