Estudando Espanhol em Buenos Aires
13 de março de 2017 -
Fazer intercâmbio é um sonho de muita gente e pode não ser tão difícil (ou caro) de realizar como imaginamos. Com um pouco de planejamento e muuuita pesquisa, encontrei em Buenos Aires uma opção mais acessível para realizar realizar dois sonhos antigos: conhecer algum lugar fora do Brasil e estudar outro idioma!
1) Como ir
Basicamente temos 2 opções em uma viagem dessas: comprar um pacote completo por uma agência e ficar tranquilo quanto a passagem/escola/hospedagem ou fazer tudo por conta. Mesmo sendo minha primeira viagem sozinha, optei pela segunda opção.
Pode parecer complicado organizar uma viagem nesse porte sozinha, mas foi até mais fácil do que eu imaginava. Eu fui em Julho de 2012 e como já tinha duas amigas que moravam por lá, me hospedei com elas, o curso comprei diretamente no site da escola (+- 760 reais) e as passagens comprei numa promoção linda da Tam (+- 700 reais ida/volta com as taxas) <3
Agora caso você precise de um pouco mais de ajuda ou se estiver inseguro sobre planejar todas as etapas da viagem + escola, procure uma agência, pesquise muito e seja feliz. Tem várias agências sérias que podem facilitar muito sua vida!
Leia + Como economizar em viagens
2) A escola
A escolha da escola não foi tão difícil. Basicamente todos os lugares que eu pesquisava indicavam duas opções: Expanish ou Coined. Ambas aparentavam ser muito boas tanto no ensino como na estrutura e de fácil acesso por transporte público. Como as duas pareciam ser muito similares nesses aspectos acabei fazendo a escolha do jeito mais óbvio: pelo preço.
Na época a que melhor me atendeu foi a Expanish. O atendimento foi impecável desde o primeiro contato que fiz por email para tirar dúvidas e permeceu assim até o final do curso. Fiz um pacote de aulas em grupo (com 6 alunos) de 20h semanais + uma aula cultural (acho que escolhi uma aula de Salsa haha).
Ao chegar na escola, após as boas vindas, passamos por um teste de nivelamento que indica a turma que iremos entrar. Desde o nível mais básico, toda a conversação na escola deve ser em espanhol, para te ~obrigar~ a se esforçar. Como brasileiros brotam por todo lado, a gente tem que se controlar para focar no espanhol e não voltar ao português a cada segundo haha
Brasileirada se reconhece fácil haha |
As aulas foram bastante produtivas e o tempo voava. Sério mesmo, eu nem via passar as 4h diárias que passava na escola. O tempo em classe variava entre conversação/gramática/interpretação de texto, sempre bem descontraído e dinâmico! Só achei que duas semanas foram pouco, maaaaas, era o que dava na época né? :D
Fora as aulas 'normais', a escola também oferece algumas atividades gratuitas (alguns passeios pela cidade) e outras que você pode comprar diretamente com eles quando chegar lá. Minha sugestão: deixe para comprar os passeios por lá. Ao conhecer sua turma e fazer amizades, fica mais fácil decidir os passeios e com mais gente fica ainda mais divertido ;)
Valores: Aulas em grupo - 20h semanais por 2 semanas: $378USD (preço pesquisado em Março/2017 para Julho 2017)
3) Onde ficar
Eu acabei ficando com as minhas amigas, porém a escola oferecia opções de casa de família, apartamento individual e residência estudantil.
Na turma de amigos que acabei fazendo, tinha gente em tudo quanto é opção de hospedagem. Teve quem curtisse muito a família que ficou e quem não se adaptou tão bem. Algumas colegas ficaram em Hostel por conta própria e adoraram. Vale a pena pesquisar um pouco e ver qual a melhor opção para você ;)
E valeu a pena?
Meu espanhol melhorou muito? Fiquei fluente em duas semanas? Não. Mas valeu a pena mesmo assim? Muito!! Foi um desafio enorme viajar sozinha pela primeira vez e para outro país com cultura e idioma diferente do meu.
Fora que foi minha primeira vez sozinha em uma cidade grande. Nessa época eu ainda morava no interior e todo o processo de pegar metrô/ônibus não fazia parte da minha rotina. E agora imagina isso tudo em um frio do caramba (cheguei a pegar -2º) e sem entender muito bem o que o pessoal falava haha aprendi na marra a me virar, e foi ótimo!
Voltei para casa me sentindo vitoriosa. Não por ter melhorado um idioma, mas por todas as coisas que eu conheci e aprendi. Buenos Aires é uma cidade linda e por mais que digam que o pessoal não é muito caloroso, todo mundo que acabei interagindo foi super tranquilo comigo. Gostei tanto da cidade que foi o destino que escolhemos para nossa Lua de Mel dois anos depois. Mas isso é história para outro post ;)
Esse post foi realmente bom pra mim porque está nos meus planos ainda em 2017 estudar espanhol. Intercâmbio mesmo. Eu já até pesquisei as escolas e foram exatamente essas duas. Fiquei mais empolgada agora!
ResponderExcluirBeijos
http://belsantanna.com/
adorei a expanish!! :D
ExcluirEu acho Buenos Aires uma cidade animal! Uma pena que muita gente não considere como uma possibilidade de intercâmbio, porque deve valer muito e pena. Estive na cidade duas vezes, e a sensação é sempre: moraria aqui. E pra aprender espanhol então.. Eu imagino sua sensação de vitória, viu! Porque é sim, uma vitória mesmo. Beijos!
ResponderExcluirtambém sou apaixonada por bsas! fui duas vezes e voltaria FACIL!!
ExcluirQue bacana Lor, tenho muita vontade de viajar sozinha e gostei bastante da forma como você organizou tudo. Por ser a primeira vez viajando pra outro país, acho que ficar pouco tempo te dá mais forças pra continuar, mesmo quando as coisas estiverem ruins. rs
ResponderExcluirMuito legal sua experiencia.
ResponderExcluirbjs
que bacana, Lo!
ResponderExcluirTaí uma dica ótima, ninguém nunca pensa em ter uma experiência mais curtinha e próximo ao Brasil, né? Adorei!
xx,
Mani Piñeiro
Instagram
Snap: @manipineiro
sim!! tão pertinho e passa meio despercebido de muita gente :D
ExcluirAmei saber um pouco mais da tua experiência, este tipo de viagem está nos meus planos.
ResponderExcluirCharme-se
Deu uma vontadezinha também! Esse tipo de experiência é demais! Mesmo que não tenha aprendido taaanto, mas vale muito!
ResponderExcluirBeijão, mariasabetudo ❥
Deu até saudade... queria voltar e pegar "um frio do caramba" também hehe Tenho muita vontade de estudar fora, mas nunca pensei em Buenos Aires. Muito legal ver sua experiência! <3
ResponderExcluirNossa, amei, que demais!!!
ResponderExcluirBeijos,
www.thalitamaia.com
Oi Lorraine,
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de fazer um intercâmbio, mas sempre fico protelando e deixando pra depois, com a desculpa de que não tenho tempo e dinheiro. Foi bom ler a sua experiência, e me fez ter ainda mais vontade de começar a planejar o meu.
Abraços,
Amanda Almeida
http://blog.amanda-almeida.com.br
sim.. com muito planejamento e economia da pra gente realizar :D
Excluiracho que a experiencia é sempre super valida, morro de vontade de fazer um intercambio tbm!
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Post excelente, super bem explicado!
ResponderExcluirJá fiz intercâmbio e amei, recomendo para todo mundo. No meu caso fui fazer um semestre da faculdade em Madrid e foi uma experiência incrível.
bjs
http://marymicucci.com
ah, que legal que você fez intercâmbio na argentina! eu li sobre isso um tempo atrás e fiquei muito interessada. deve ter sido uma experiência maravilhosa mesmo :)
ResponderExcluirEu amo, amo, amo Buenos Aires! Fui pra lá e fiquei 20 dias em 2014 e foi incrível! Eu adorei toda a cidade, as pessoas, a arquitetura, TUDO! Esse post foi muito útil pra mim, pois quero muito fazer curso de espanhol lá em algum momento da vida hahaha
ResponderExcluirBeijos!
Tenho certeza deu que foi uma experiência enriquecedora!
ResponderExcluirMinha mãe foi para Buenos Aires em janeiro e me enviou várias fotos da Ateneo. Fiquei louca para conhecer.
bjão
www.jeniffergeraldine.com
Nossa que experiencia legal!!!
ResponderExcluirGostei daqui, beijos
Adoro Buenos Aires, deve ter sido uma ótima experiência! E você realmente conseguiu uma passagem super em conta, que sorte.
ResponderExcluirIntercâmbios mudam vidas, não importa se são 2 semanas ou 2 anos. Viver de verdade na cidade e ter esse contato diferente da viagem apenas pelo turismo é bem enriquecedor e marcante mesmo.
ResponderExcluirmuda mesmo <3
ExcluirQue post maneiro, sua experiência parece ter sido ótima, tenho muita vontade de viajar para outro país, seja para fazer intercâmbio ou um mochilao, mas é algo que está nos meus planos faz muito tempo e eu pretendo mesmo conseguir. Você me deixou bem curiosa sobre Buenos Aires, eu quero começar pela América do Sul mesmo, mas nunca havia cogitado a cidade como opção hahaha quem sabe não será este o meu primeiro destino? Beijos!
ResponderExcluirwww.takebudapest.com.br
sou suspeita pq adoro bsas <3
Excluirque coisa maravilhosa uhuahua poder aprender o idioma no país da língua desejada. Aposto que foi uma aventura e tanto, queria mais posts sobre essa sua viagem!
ResponderExcluirCom amor,
❤ Bruna Morgan ❤
pode deixar que virão vários outros <3
ExcluirQue bacana! Sabe que seu relato me motivou a fazer mais coisas sozinha? Hahahaha
ResponderExcluirEu tenho muito medo de viajar sozinha haahaha.
Achei bem em conta o curso, e com certeza sai mais barato fazer por conta própria do que por agência.
Beijos
http://orangelily.com.br/
da um pouco de medo mesmo, mas a gente aprende demaaaais!!!
ExcluirBsAs foi a cidade que eu menos gostei fora do Brasil, mas mesmo assim eu voltaria pq viajar é sempre bom né! E é mesmo uma boa opção pra começar a se aventurar por aí
ResponderExcluirMuito legal, Lorraine! Uma experiência de intercâmbio é mesmo muito boa e pra vida! Eu adoraria fazer um intercâmbio de espanhol também. As opções que eu tinha em mente era fazer no Chile ou no Peru, mas na Argentina deve ser muito legal também!
ResponderExcluirQue legal estudar espanhol lá fora! Mesmo por pouco tempo, você acaba aprendendo um monte de coisa e ainda mais sozinha... Aprende o mais importante: a se virar! Hahaha :)
ResponderExcluirUm beijo! ♥
www.daniquedisse.com.br
Quando fiz meu intercâmbio de espanhol, eu fui para a Espanha exatamente por essa questão dos brasileiros, sabe? Mas não deu pra fugir, fora da sala se fala muito inglês :(
ResponderExcluirNa época não tinha uma diferença significativa entre Argentina e Espanha, sabe? Só o voo mesmo... fiquei três semanas e a impressão é a mesma.
Deu pra ficar fluente? Avançar muito nos estudos? Não... mas deu pra pegar mais segurança na língua.
Mas independente de tudo, essa é uma experiência que enriquece nossa alma de uma maneira que não tem nem como mensurar. Indico para todos que tem oportunidade.
Adorei saber que você também já fez intercâmbio Lorraine! :)
Beijos!
Andréia Campos
http://petitandy.com
simm.. acho ue um mês seria o mínimo p gente melhorar MESMO o idioma, mas ainda assim, vale muuito a pena fazer esse ~intensivão!
Excluir