Mídias sociais: para que mesmo?
1 de julho de 2016 -
Como tinha comentado no post sobre a CNB, uma das minhas palestras preferidas foi a do Juliano Kimura. Ele, que é um reconhecido palestrante e consultor com foco no poder das mídias sociais e inovação digital, ministrou um mini curso muito bacana sobre esse tema.
Juntei um pouco do que ouvi com o que já tinha lido por aí e comecei a pensar um pouco mais sobre o assunto. Afinal, pode até parecer repetitivo, mas qual o principal objetivo das mídias sociais? Atingir um público específico? Alcançar o maior número possível de pessoas?
Quando a gente pensa na origem e principal objetivo das redes sociais, a palavra conectar está sempre presente. Foi assim que criamos o nosso Orkut, para conhecer e nos conectarmos com as pessoas à nossa volta. O tempo passou, chegou o fim da era Orkut, novas mídias foram surgindo e a sensação que a gente tem a cada dia é que o objetivo está cada vez mais em divulgar e não em conectar. Divagações à parte, vamos falar um pouco sobre o que mais me marcou na palestra? E não é só para quem trabalha envolvido com o mundo digital não, vale para todos!
1) Relacione-se com seu público
Seja você blogueiro(a), vendedor(a), consultor(a) de imagem ou tenha qualquer outra profissão, inegavelmente parte do seu sucesso se dará por relacionamentos. Então, conecte-se/relacione-se com seu público.
Em um primeiro contato, busque possíveis afinidades (sejam jogos, lutas, tipos de comida, músicas, filmes) e explore essa identificação. Já percebeu que é bem comum vermos palestrantes falando de algum time de futebol ou estilo musical mais polêmico durante sua apresentação? Isso não é uma coisa à toa, foi tudo muito bem pensado para chamar sua atenção e buscar vínculos.
Para isso, evite manter uma relação estritamente formal, falando somente sobre seus títulos (sou a doutora fulana de tal, formada em tal universidade...) e números (publiquei 436.512.435 artigos na revista tal) e crie vínculos!
2) Popular x Relevante
Ainda que os números chamem atenção (ex: 1 milhão de likes no Facebook), o que mais vale é a sua relevância. Uma pessoa pode ser muito popular, porém não tão relevante. Vai me dizer que não lembrou de algum famoso que não influencia em nada a vida de ninguém? Pois bem, números, apesar de chamarem muita atenção, não necessariamente indicam sua relevância.
E o que seria essa relevância? Aí podemos expandir para diversos temas! Uma pessoa relevante pode ser aquela capaz de alavancar vendas em um comercial, chamar maior atenção para um determinado lançamento, dar mais audiência, encher uma sala de aula, fazer o público ficar até o final de um curso, e infinitas outras possibilidades em diversos segmentos. Na dúvida, junte todos os seus esforços para ser relevante na sua área de atuação!
3) Seja atento no que está bombando no momento
Basicamente poderia resumir esse ponto em: não menospreze o poder do Google Trends. Ou mesmo do Twitter! Observe com maior atenção o que está sendo mais buscado (palavras-chave mais procuradas) para conseguir atingir um público maior. Existe um porquê de memes e virais existirem! Eles são quase sempre feitos logo após um evento popular ou mesmo durante alguma transmissão importante para um grande público (lembram da Glória comentando no Oscar? pois bem!). Procure dar uma olhada no Google Trends durante a final de algum evento esportivo ou festival de música para confirmar isso ;)
Basicamente, o alvo não são números e sim pessoas. E pessoas precisam de conexão/identificação para se interessarem por alguma coisa. Se até mesmo para definir qual nossa loja favorita precisamos de identificação, que dirá aquilo que escolhemos dar like ou compartilharmos no mundo social!
E aproveitando a deixa, você já se conectou com a gente?
Muito bem explorado esse assunto.
ResponderExcluirRealmente não nos damos conta de como a rede está mesmo evoluindo para o lado divulgação.
Confesso que tive que parar, pensar e reler o post.
Bem legal abordar isso aqui Lorraine!
bjO e tenha um ótimo fim de semana!
#olhaeudivulgando
Dany
Blog Breshopping da Dany
Instagram @breshopping_da_dany
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Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
Eee! bom saber que o assunto chamou sua atenção :D
Excluirum otimo fds pra vc tbm :***
Ótimas dicas. Não sou nenhuma especialista em redes sociais, mas estou sempre procurando aprender mais nesta área :)
ResponderExcluirMuito bom o post!! As mídias sociais estão cada vez mais sendo procuradas e é muito importante se engajar e aprender muito sobre elas!
ResponderExcluirBeijos
BlogCarolNM
FanPage
Nossa, que post incrível!
ResponderExcluirAté favoritei aqui, um assunto muito interessante principalmente pra quem quer trabalhar com isso. E nos segundo item com toda certeza eu me lembrei de várias pessoas hahaha
Beijos,
rodoviadezenove.com.br
Aaaahh que delícia ler isso :D fico super feliz em saber que conseguimos sua atenção! beeeeijo!!!
ExcluirÓtimo post!!
ResponderExcluirhttp://meuestiloe.blogspot.com.br/
Dicas ótimas!
ResponderExcluirPreciso explorar mais as mídias sociais, principalmente o Instagram que acho que é uma fonte incrível de leitores =)
Bj!
verdade Julie! também penso isso.. duro que são tantas que tem que rolar altos malabarismos para conseguirmos administrar todas as redes!
ExcluirQue postagem deliciosa! Concordo plenamente com cada ponto e sinto cada vez mais falta dessa noção nas pessoas. Principalmente naquelas que estão na mídia como produtores de conteúdo. Essa ideia de 'estrelismo', de 'o que faz sucesso é intocável', está mais do que ultrapassada e hoje é fórmula de afastamento. Quem emite conteúdo, quem está no meio da internet fazendo compartilhamentos e tendo público (por mínimo ou maior que seja), só faz com merecimento e verdade se faz para ajudar outros (em reflexões, utilidades e afins). E se faz para ajudar outros, qual prazer seria maior do que está ajudando cada vez o mais perto possível? Afinal, preferimos quem abraça ou quem olha de longe? Preferimos um conselho de quem nos passa conforto ou de quem nos dá uma ideia de muros ao redor? Queremos conexão, afinidades. Não vamos seguir alguém que não nos inspire ou nos impulsione, e é aí que está a questão. Quem 'inspira e impulsiona' só vale a pena ser seguido se soma diretamente para cada um, o máximo que puder. Já deixei as reflexões aqui salvas, porque por mais que possam parecer clichês, parecem muito mais pontos esquecidos no cotidiano do que ratificados.
ResponderExcluirSEMQUASES.COM
Nossa Vanessa, é bem isso mesmo! Torcendo aqui para mais gente ler seu comentário! Penso exatamente assim... uma vez que alguém se proponha a estar em alguma mídia social, o mínimo que se espera é interação social! E nem digo só de pessoas físicas não.. quer ver eu ficar chateada é ver marcas simplesmente ignorando as pessoas no facebook/instagram/insira sua rede aqui. Sei que com o crescimento fica dificil manter um relacionamento mais proximo ou responder a todos, mas não custa tentar um pouquinho né?
ExcluirOi Lorraine, tudo bem?
ResponderExcluirEu imagino que esse workshop deve ter sido um dos melhores, e de fato, números não são sinônimo de qualidade, e um exemplo é o próprio facebook, você pode ter milhões, mas o alcance hoje é mínimo.
Abraços,
Amanda Almeida
http://blog.amanda-almeida.com.br/
nem fala do alcance do fb. morro de tristeza :(
ExcluirMuito bom o post e esclarecedor! Trabalho um pouco nesta área e gosto bastante <3
ResponderExcluirboa semana :)
Red Behavior
Ótima dicas, amo ler sobre posts que trarão algum retorno para o seu leitor. Beijos.
ResponderExcluirhttp://www.cinderelaelegante.com/
Ótimas dicas! É bem verdade tudo o que tu citou!
ResponderExcluirwww.priscilaaborda.com
Bem legal, gostei muito dos itens levantados... A popularidade e relevância, é muito bom, acho que criar uma tribo também assim você cria identidade.
ResponderExcluirBeijo!
www.cantinhob.com
Oi Lô! Amei seu blog, tão clean e bem organizado!
ResponderExcluirO engajamento nas redes é realmente essencial para quem trabalha com isso e para o crescimento das páginas. O difícil é organizar e planejar as postagens de forma lógica e com conteúdo relevante, mas vamos aprendendo.
Beijinhos no coração!
http://barbaradoblog.com/
nossa, e ainda administrando varias redes ao mesmo tempo né? haha
ExcluirAmei o post! Todo mundo devia ler isso, viu? Acho que as pessoas estão perdendo a noção de que os números não são tudo que importa, já vi várias blogueiras com centenas de seguidores, mas que não interagiam com as postagens delas, então não adianta de nada, né? Adorei as dicas!
ResponderExcluirUm beijão,
Gabi do likegabs.blogspot.com ♡
pois é :( imagino ser dificil demaaais atender a todos, mas também não pode abandonar né?
ExcluirLembro da época que eu era viciada nas redes. Passava o dia online ahuhauhauhauahuahauhuhuah
ResponderExcluirHoje sou mais desapegada e deixo apenas o que uso por causa da bateria do cel rs
Beijos!
nossa, snap nem pensar longe do carregador haha
ExcluirUtilidade pública <3
ResponderExcluirQuero muito um dia poder fazer os cursos com o Juliano, deve ser fantásticos.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
Que legal!!!
ResponderExcluirEu fiquei doente e não pude ir no evento... mas estava doidinha para ir nesta palestra!
Super obrigada por compartilhar o conteúdo, me sinto menos perdida agora, haha!
Beijos!
Andréia Campos
http://petitandy.com
eeee :D que bom que ajudamos haha
Excluirmt bom o post cheio de dicas pra gente que bloga e se conecta mt com nossas leitoras atraves das redes né
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Não fui nesse evento mas adorei suas dicas! ♡ Tem news no BLOG vem ver!! ♡ ♡ http://www.signoritablog.com ♡ ♡
ResponderExcluirQue post legal.
ResponderExcluirNão tinha pensado que relevância e popularidade são termos diferentes!
Beijos, Aline
http://versoaleatorio.blogspot.com.br
Pois é, números apesar de fazer vista, não indicam muita coisa :D
ExcluirTem algumas mídias que eu acho que se tornaram inviáveis para se relacionar com leitores.
ResponderExcluirComo o Facebook, e apesar de algumas pessoas curtirem.. o twitter também não me agrada muito.
kisses
http://www.colecionadorademoda.com/
sim, a taxa de retorno do fb tá triste :(
ExcluirÓtimas dicas! Confesso que eu sou meio preguiçosa (tanto na web como pessoalmente) pra criar vínculos com as pessoas. Estou tentando melhorar aos pouquinhos...
ResponderExcluirhahahah não creiooo
ExcluirGostei muito do post pois resume bem sobre como as mídias sociais podem ajudar tanto os negócios, como no blog, no pessoal, etc. É preciso sempre pensar que mesmo no nosso perfil pessoal estamos nos "vendendo".
ResponderExcluirBeijos,
Amanda
http://talesandtalks.blogspot.com.br/
exatamente :D
ExcluirObrigada por compartilhar isso, são informações muito importantes, para darmos a devida importância as coisas certas. Amei as dicas.
ResponderExcluirCharme-se
eeeee :D que bom que ajudou!!
ExcluirConcordo com tudooo!! Mta gente acha que é só jogar as coisas nas redes sociais e nao interagir com seu publico, ne?! E tem mta gente, agora falando em publico, que tb tem preguiça de comentar, interagir!
ResponderExcluirAdorei o post!
Beijos
Nossa, verdade Gi e infelizmente acontece muuuito!
ExcluirEu adorei seu blog e o post.
ResponderExcluirVou seguir :)
Post muuito bacana! Se conectar com o público é bem difícil e trabalhoso mas é por isso que começamos esse trabalho e é mesmo o que conta.
ResponderExcluirbeijo
www.blogbelatriz.com
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Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.
"Basicamente, o alvo não são números e sim pessoas." Ótimo post Lorraine! É exatamente o que tu disse, foque em pessoas e não tem números para se tornam relevante porque não adiantar tem 1M de likes e não atingir ninguém :D
ResponderExcluirBeijão,
Quase Mineira